O Papa Paulo VI instituiu o Dia Mundial de Oração pela Paz a ser celebrado no primeiro dia de cada ano, Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Nesse dia, os Sumos Pontífices têm dirigido às pessoas de boa vontade uma mensagem especial sobre o tema. Para 2010, a mensagem do Papa Bento XVI tem como título: "Se quiseres cultivar a paz, preserve a criação".
A criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus e a sua preservação é essencial para a convivência pacífica entre os povos. Os bens da criação são presentes de Deus para todos e, por isso, a utilização racional e responsável é também dever de todos, para garantir um desenvolvimento sustentável dos países, com qualidade de vida não só para as atuais gerações, mas também para as futuras.
A consciência da responsabilidade de todos pelo cuidado com o meio ambiente está crescendo, mas é preciso transformar esta consciência em programas, iniciativas e compromissos cada vez mais concretos.
Todos nós estamos sentindo, hoje em dia, as trágicas consequências da exploração irracional e egoísta da natureza: aumento da temperatura, desertificação de áreas produtivas, inundações, poluição, podendo tornar, em breve espaço de tempo, a vida do homem insuportável no planeta Terra.
O Papa Bento XVI conclui sua mensagem alertando para dois extremos que devem ser evitados: de um lado, considerar a natureza mais importante do que a pessoa, esquecendo-se que Deus constituiu o homem guardião e administrador responsávvel da criação, ou então, considerar a técnica e o poder do homem absolutos, com direito de usar e abusar da criação.
Nossa responsabilidade é grande e precisamos cuidar com carinho e respeito dos presentes tão preciosos que recebemos de Deus. É necessário que cada um de nós aceite esse desafio para que as gerações futuras sigam nosso bom exemplo e assim cuidem dos bens naturais que Deus, em sua infinita bondade, nos oferece por amor.
Baseado no artigo de Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Metropolitano de Aparecida publicado na Revista de Aparecida, n.º 97 - abril de 2010, pág. 02
A paz de Cristo!
Deixe seu comentário!
domingo, 20 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário