No dia de hoje, a Igreja Católica celebra de forma solene o dia de Pentecostes. Uma data litúrgica que possui íntima ligação com o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Mas quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo não se define. É sublime e misterioso. Diferentemente do Pai e do Filho, não há como, nem metafisicamente falando, saber diretamente quem é. Entretanto, é possível que das três pessoas do Deus Uno e Trino, a Sua presença é a que mais sentimos. É pela ação do Espírito Santo que a nossa fé cresce e dá frutos.
O Espírito Santo é comunhão que faz nascer a unidade no amor. Quando uma pessoa sente a necessidade de viver em comunidade , de partilhar seu ser, de servir, de amar e de ser amada, é porque o Espírito Santo está agindo nela.
O Espírito Santo é a vida, o maior dom de Deus. Toda experiência de vida plena é dom gratuito e amoroso de Deus. Também é ação do Espírito Santo.
O Espírito Santo é transformação. A vida é um esforço constante de superação, transformando-se e renovando-se a cada dia. Quem não se transforma, não vive. E quando se respeita o dom da vida e se vive em comunhão, é porque o Espírito Santo nos dirige e nos impele a nos renovarmos e a nos transformarmos.
O Espírito Santo é verdade. Jesus prometeu e depois enviou o Espírito Santo sobre os apóstolos s sobre a primeira comunidade cristã, embrião da Igreja. "O Espírito Santo descerá sobre vocês e vocês receberão dele a força; e vocês serão as minhas testemunhas, em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins do mundo." (At 1, 6-9). Neste momento, aqueles homens humildes e ignorantes, que até ali não entendiam muitas das palavras do Mestre, foram inundados de sabedoria e verdade.
Muito mais poderia ser dito. Porém, mais importante é aceitar este sopro de verdade e transformação em nossa vida deixando que Ele nos guie nos tornando sempre livres e nos fazendo renovados.
"Vinde Espírito Santo. Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso, amém."
Deixe seu comentário!
A paz de Cristo!
Avance em águas mais profundas. O povo de Deus precisa mergulhar na Trindade.
ResponderExcluirSeu pedido é uma ordem, professora.
ResponderExcluir