sábado, 29 de maio de 2010

João Paulo II - 30 anos da maior visita de um Papa ao Brasil

Neste ano de 2010, a maior visita de um papa ao Brasil completará 30 anos. Em 30 de junho de 1980, Sua Santidade o Papa João Paulo II, então com 60 anos, desembarcava em Brasília por volta do meio-dia. Após beijar pela primeira vez o solo brasileiro (o pedaço de concreto beijado, com 20 centímetros quadrados, foi cuidadosamente retirado para ser preservado), permaneceria no país durante doze dias percorrendo mais de 30.000 km e visitando treze cidades: além da capital federal, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Aparecida do Norte (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belém do Pará (PA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Em Brasília, 2,5 milhões de pessoas acompanharam sua missa na Esplanada dos Ministérios.

João Paulo II fez seus discursos com clareza e sem rodeios. Em pleno regime militar, defendeu justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual. Por outro lado, condenou a Teologia da Libertação - linha de pensamento controversa da Igreja Católica que, com influências marxistas, enfatiza a situação social da população - e o aborto.

Na época eu estava próximo de completar oito anos de idade e me lembro bem da gigantesca mobilização que envolveu o país naqueles dias. Lembro-me da belíssima música "A bênção, João de Deus", composta por Péricles de Barros, trilha sonora que embalou o Brasil naquele dias. Lembro-me de quando João Paulo II pegou no colo um bebê que estava em meio a multidão de fiéis em uma das cidades que visitou. Lembro-me de ter acompanhado boa parte da visita pela TV, na casa da minha avó. Ainda hoje, meus pais guardam com carinho a moeda comemorativa dessa passagem de Sua Santidade por aqui.

João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar o Brasil, o maior país católico do mundo. Essa especial reverência fez com que aqui retornasse ainda outras duas vezes. Em 1991, João Paulo II beijou novamente o solo brasileiro, fato inédito até então, uma vez que não repetia o gesto quando chegava a uma nação pela segunda vez.

Por seu caráter missionário e carismático, João Paulo II é considerado o Papa mais popular da história da Igreja Católica. E por todo o especial carinho que teve pelo nosso país, devemos a ele uma especial admiração.

Deixe seu comentário!

A paz de Cristo!

         João Paulo II beija o solo brasileiro em 1980

Um comentário:

  1. Puxa, quanta saudade desses dias! Tive uma das maiors emoções da minha vida ao chegar perto de João Paulo II.

    ResponderExcluir