Embora seja um mistério, há muitas coisas que são possíveis conhecer sobre a Santíssima Trindade. As Sagradas Escrituras contém informações mais que suficientes para elaboração da sua doutrina. Vamos, inicialmente, ao Antigo Testamento.
Os cristãos de um modo geral simplificam as coisas afirmando que no Antigo Testamento só é revelado o Deus único, enquanto no Novo Testamento nos é revelada a Santíssima Trindade. Entretanto, é possível identificar algumas leves prefigurações trinitárias também no Antigo Testamento, das quais é possível destacar:
Gn 1, 26 - "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança."
Observe que o autor do texto sagrado, inspirado, põe o verbo fazer na primeira pessoa do plural. Alguns vêem aí um diálogo íntimo entre pessoas divinas. Ou seja, interpretado assim, tal trecho mostra a presença da Trindade no momento da Criação.
Mais interessante ainda é o trecho abaixo, conhecido como xenodoquia (hospitalidade de Abraão aos estrangeiros).
Gn 18, 1-3 - "O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada da sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra. Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo."
Repare que no início do capítulo o autor diz que o Senhor apareceu a Abraão. Em seguida, afirma que Abraão viu três homens de pé diante dele. A Unidade está expressa em "Senhor", no singular. A Trindade aparece na menção aos "três homens".
Entretanto, é mais útil para nós fixarmos nossa atenção no conceito de Deus único como se revela na maior parte do Antigo Testamento. O Deus transcendente elevado divinamente acima de todo o resto e que, ao mesmo tempo, relaciona-se de modo particular com o seu povo, como um pai compadecido por sua sorte.
Deus desce dos céus para junto do povo do Israel e com o seu amor supera o abismo entre ele e os homens mortais. E faz isso através de sua palavra, da revelação de sua sabedoria e do envio do seu espírito. Sobre isso, falaremos na parte 2.
Deixe seu comentário!
A paz de Cristo!
Ostensório Pericorese